sábado, 8 de julho de 2017

07/07/2017 Formação do Estágio I e II

Iniciamos o segundo semestre com a Formação dos Estágios I e II. O Tema Gerador dessa Unidade será: Cidadania e Trabalho.

Trabalhamos alguns valores essenciais à vida cidadã através da dinâmica: "caixa do bem" em uma roda de diálogos. Por conseguinte,  a história: "Fiz o que Pude", escrita por  Lucília Junqueira, também foi abordada. Os professores compuseram um quadro sobre ações de cidadania. A atividade teve como intento refletir sobre a importância de exercer a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento social, bem como tomar consciência de que, como cidadão responsável, cada um pode e deve “fazer a sua parte” em diversas situações cotidianas com atitudes tomadas em situações coletivas que retratam ações solidárias, respeitosas e comprometidas com o bem Comum. 

O que o estudante poderá aprender?
Desenvolver a linguagem oral;
Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
Desenvolver o conceito de sinônimo;
Conhecer o conceito de ética e de cidadania;
Desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário;
Localizar uma informação explícita;
Ampliar habilidades de pesquisa em fontes diversas;
Desenvolver habilidades de interpretação;
Aperfeiçoar a capacidade de fazer inferência;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.



Música de Bia Brend:" Fazer o Bem"  




A partir do vídeo foi sugerido atividades significativas: Criação  com gravuras dos direitos e deveres dos alunos e professores; Os dez mandamentos do cidadão, Criação de painel ilustrado com os direitos e códigos do consumidor, bem como dialogar com o vídeo e  a vida dos Estudantes, transcendendo os muros da Escola.


O que o estudante poderá aprender?


Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.
Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação no âmbito da família e da comunidade.
Conhecer alguns direitos civis garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento, de crença, direito à propriedade e à justiça etc.).
Relacionar a conquista e manutenção de direitos de cidadania com a capacidade de organização e ação coletiva da população.
Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.
Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56766
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15664






Por fim assistimos o vídeo: O que é Cidadania?



A partir do vídeo foi sugerido atividades significativas: Criação  com gravuras dos direitos e deveres dos alunos e professores; Os dez mandamentos do cidadão, Criação de painel ilustrado com os direitos e códigos do consumidor, bem como dialogar com o vídeo e  a vida dos Estudantes, transcendendo os muros da Escola.


O que o estudante poderá aprender?


Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.
Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação no âmbito da família e da comunidade.
Conhecer alguns direitos civis garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento, de crença, direito à propriedade e à justiça etc.).
Relacionar a conquista e manutenção de direitos de cidadania com a capacidade de organização e ação coletiva da população.
Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola e na sociedade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56766
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1566


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário