domingo, 24 de setembro de 2017




Para que uma escola alcance bons resultados precisa ter um exemplo de gestão competente, espaços físicos apropriados, profissionais capacitados em número suficiente e com a devida qualificação para as diversas atividades funcionais, além é claro de um trabalho pedagógico adequado.
Partindo desse pressuposto, pode-se dizer que o trabalho escolar é constituído basicamente por quatro dimensõesGestão democrática, Equipe pedagógica qualificada, infraestrutura e trabalho eficiente e eficaz.
Apesar das extensões exibirem diversificados objetivos quanto ao foco, finalidade e competências, no conjunto do trabalho escolar todas são fundamentais para que a escola produza os resultados esperados, mas, sem esquecer que o objeto da missão escolar está relacionado à sua dimensão pedagógica.  
Nessa perspectiva, é pertinente que os integrantes da comunidade escolar partilhem o mesmo projeto pedagógico e assumam sua responsabilidade individual no trabalho coletivo. O trabalho escolar, em suma, precisa ser organizado para esse fim considerando-se as seguintes etapas:
1ª etapa – Planejamento - O trabalho escolar deve ser planejado conforme as demandas específicas de seu público para o alcance dos objetivos da comunidade. 2ª etapa – Execução - A execução é a ação propriamente dita, diz respeito à operacionalização do plano elaborado, significa colocar em prática o que foi idealizado e, para isso, devem ser disponibilizadas as condições mínimas e meios indispensáveis à realização do trabalho escolar tendo em vista os resultados esperados.
3ª etapa – Controle - O desenvolvimento do trabalho escolar deve ser acompanhado e monitorado de forma sistemática e periódica, conforme função dos profissionais e níveis de gestão, de modo que qualquer distorção ou dificuldade possa ser identificada em tempo hábil para que sejam feitos os devidos ajustes e correções. Nessa etapa, o monitoramento avalia os resultados parciais do processo.
4ª etapa – Avaliação - A avaliação é a etapa em que o ciclo se encerra, mas, para logo em seguida, ser reiniciado, refere-se à verificação dos resultados obtidos ao final do processo em comparação aos resultados estabelecidos na etapa inicial. A proposta pedagógica, 
Dando continuidade a Formação Continuada da EJA - Educação de Jovens e Adultos, no intento de alcançar os objetivos propostos em relação aprendizagem de efetiva, a coordenação promoveu no dia 24 de setembro de 2017, um encontro que teve como temática " Avaliação  e Critérios para Aprendizagens a partir dos Descritores".
Iniciou-se o trabalho com a dinâmica da caixa (kit sobrevivência) e, em seguida, assistiu-se o vídeo: "O poder da mente", por conseguinte, trabalhou-se com os descritores de Matemática e Língua Portuguesa e definiu-se a temática a ser trabalhada na IV Unidade.


Na oportunidade, foi proposto um trabalho em grupos a partir dos materiais disponibilizados pela Equipe Pedagógica.










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