sábado, 24 de março de 2018


                                                    Bem-vindos ao ano 2018!


A Educação de Jovens e Adultos  iniciou no dia 23/03/2018  a  Formação Pedagógica com a participação ilustre de Alex  Andrade Costa, Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. É Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com especialização em História Regional pela mesma universidade. Pós-graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras-MG. É professor da área de ensino de História na Universidade Federal da Bahia. É membro da Linha de Pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade/UFBA. Foi professor efetivo da UFOB (universidade Federal do Oeste da Bahia) e professor substituto da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, século XIX, populações negras e ensino de História. Na área de Educação tem interesse em discussões sobre gestão escolar, currículo, avaliação e metodologias, que ministrou a Palestra ititulada: "Cidadania e Educação no Brasil"

No evento tivemos a presença da vice Prefeita Dalva Mercês,  da Diretora de Ordenamento   Escolar Noélice ,  Diretores, Coordenadores e Professores.























A Escola para Educação de Jovens e Adultos deve ser um espaço educativo volvido para processo de escolarização e compromisso com os saberes, hábitos, atitudes, conhecimentos, culturas, ideologias e valores socialmente referenciados em processo de construção permanente de reflexão e transformação social para inclusão e melhoria da convivência humana.
A instituição escolar se constitui, portanto em um espaço de ampliação do conhecimento por estar centrada nas interações entre educador e educando. Incumbindo à escola de garantir a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade.
Ter clareza da função social e do homem que se quer formar é fundamental para realizar uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida, particularmente num meio de contraste, onde convivem grandes desigualdades econômicas, sociais e culturais.
O Currículo Escolar configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribui intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos. Inclui não só os componentes curriculares centrais obrigatórios previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto pedagógico escolar.

No dia 24/03/2018, a coordenadora Rita Sandra dialogou sobre a Temática: “Um líder em mim”. Essa temática é mundialmente reconhecida, com resultados comprovados,  trabalha sobre paradigmas mentais e com a vivência dos 7 hábitos. A mudança comportamental do programa envolve todo o ambiente escolar: equipe, professores e estudantes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.


 






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